Endometriose: o que é e como tratar

Endometriose: o que é e como tratar

A endometriose é uma doença que afeta entre 10% a 15% das mulheres em idade fértil, segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose (SBE). 

Por ser uma doença delicada e, em alguns casos, grave, é importante ficar atenta aos sintomas e, se possível, realizar o diagnóstico precoce. 

Neste artigo, você vai descobrir o que é a endometriose e como tratar.

O que é endometriose?

De acordo com o site do médico Drauzio Varela, a endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal.

Na maioria das vezes, a doença atinge mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. O diagnóstico acontece geralmente quando a paciente atinge os 30 anos. Segundo a SBE, a doença atinge seis milhões de brasileiras.

Quais são as causas da endometriose?

A comunidade médica ainda não consegue explicar as causas da endometriose. 

No entanto, alguns estudos associam o fluxo menstrual em direção às trompas, e daí para a cavidade endometrial, como uma das possíveis causas. [1]

Além disso, a predisposição genética é uma possibilidade. [2] Sem contar as alterações do sistema imunológico que causam reação inflamatória ao redor desse tecido. [3]

Os sintomas da endometriose

Nem sempre a endometriose apresenta sintomas, afinal é uma doença considerada assintomática. Apesar disso, quando estes sinais aparecem, é importante investigar.

  • Cólica menstrual intensa: dores muito fortes no período menstrual precisam ser investigadas. Geralmente elas incapacitam as mulheres de exercerem suas atividades cotidianas.
  • Dor durante a relação sexual
  • Sangramento urinário e vaginal
  • Dificuldade para engravidar

Como diagnosticar a endometriose?

A única forma de diagnosticar a endometriose é por meio de exames clínicos. Ao identificar os sintomas, procure imediatamente um ginecologista. O profissional habilitado indicará o tratamento mais adequado para o seu caso mediante o diagnóstico.

Como tratar a endometriose?

Em geral, o tratamento para a endometriose inclui medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) para aliviar a dor. Na maioria das vezes, eles são suficientes para as mulheres que têm sintomas leves e não pretendem engravidar.

Para sintomas moderados a graves, o tratamento mais eficaz é a remoção ou a eliminação do tecido endometrial ectópico e dos endometriomas. Ou seja, através de cirurgia – uma pequena incisão feita próxima ao umbigo.

4 perguntas sobre a endometriose

Apesar de toda informação disponível sobre a endometriose, ainda existem dúvidas acerca da doença. Por isso, reunimos 4 perguntas sobre ela.

Estresse e ansiedade são fatores de risco?

Sim. Por essa razão, em alguns casos o tratamento da endometriose inclui sessões de terapia. Afinal, o apoio psicológico vai fornecer o auxílio necessário para lidar com as emoções que podem estar relacionadas com o surgimento da doença.

Atividades físicas ajudam no tratamento?

Sim. Os exercícios físicos ajudam no tratamento da doença. Opções como caminhada, corrida, natação e bicicleta são opções que ajudam a diminuir o estrogênio e a melhorar a imunidade.

Endometriose significa infertilidade?

Não. Apesar da doença estar relacionada a dificuldade de engravidar, apenas 30% das mulheres que têm endometriose apresentam infertilidade. O tratamento adequado permite que as pacientes com dificuldade engravidem.

Os sintomas podem ser aliviados apenas com medicamentos?

Sim. Nem todo quadro de endometriose precisa de cirurgia. Na maioria dos casos, o tratamento é feito por meio de anticoncepcionais e controle por meio de exames de imagem. Os sintomas costumam melhorar em 60% a 70% dos casos.

Em resumo, a endometriose é uma doença que atinge, principalmente, mulheres em período fértil. Infelizmente, ainda não está claro as suas causas. Em contrapartida, com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, é possível lidar com a doença de maneira saudável e sem dores. Confira mais artigos sobre a saúde feminina.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já