Qual o melhor método contraceptivo? Saiba como escolher

Com tantas opções de métodos contraceptivos, fica difícil de escolher qual é o melhor. Reunimos as principais informações.

Qual o melhor método contraceptivo? Saiba como escolher

Com a oferta de dezenas de métodos contraceptivos no mercado, é um desafio escolher qual é o melhor. Afinal, cada um possui a sua característica, peculiaridades e eficácia. 

Além disso, o organismo reage diferente dependendo do método ou medicamento. 

Por isso, reunimos neste artigo as principais informações sobre como escolher o melhor método contraceptivo.

Objetivo do método contraceptivo é evitar gravidez indesejada

O principal objetivo do método contraceptivo é evitar a gravidez indesejada

Segundo uma pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, mais de 55% das brasileiras que tiveram filhos não haviam planejado a gravidez.

Além disso, mais de 500 mil abortos clandestinos são realizados todos os anos, frutos de gestações indesejadas, de acordo com a Pesquisa Nacional do Aborto.

Quais são os métodos contraceptivos disponíveis?

Entre os principais métodos contraceptivos disponíveis, estão:

Pílula anticoncepcional

É o método mais utilizado pelo mundo que exige a ingestão diária de comprimidos, combinando hormônios que inibem a ovulação. Quando usadas corretamente, as pílulas previnem a gravidez em mais de 99% das vezes. Por outro lado, pode haver efeitos colaterais como enjoos, dor de cabeça e retenção de líquidos.

Camisinha masculina e feminina

É o método tradicional que impede a ascensão dos espermatozóides ao útero, evitando a fecundação, além de prevenir DST ‘s.

Anel vaginal

É introduzido na vagina pela própria mulher e libera hormônios na corrente sanguínea, impedindo a ovulação. Ele deve permanecer no local por 21 dias e a mulher deve fazer uma pausa de 7 dias antes de utilizar um novo anel.

Diafragma

O método contraceptivo diafragma também funciona como uma barreira, mas possui menor eficácia que a camisinha e não previne contra doenças sexualmente transmissíveis. Ele não é descartável e deve contar com a orientação de um ginecologista.

DIU de Cobre

É um método contraceptivo de longa duração: 10 anos, em média. Assim como o diafragma, exige a orientação de um ginecologista. Sua função é deixar o ambiente do útero hostil ao espermatozóide, impedindo a fecundação.

DIU Hormonal

O DIU Hormonal libera hormônios na corrente sanguínea da mulher que impedem a sobrevivência dos espermatozóides. Tanto o de cobre quanto o hormonal possuem eficácia contra a gravidez, mas não previnem doenças sexualmente transmissíveis.

Injetáveis

Esse método impede a ovulação devido a quantidade de hormônios injetada. Assim como as pílulas, pode causar efeitos colaterais como inchaço, dor de cabeça e dor nas mamas.

Adesivo

Outro método contraceptivo disponível no mercado é o adesivo, que pode ser colado pela própria mulher no braço, na barriga, nas costas ou nas nádegas. Ele libera aos poucos doses de estrogênio e progestagênio, impedindo a ovulação.

Laqueadura

É o único método irreversível feito por meio de cirurgia. As trompas são cortadas e suas extremidades amarradas, o que impede o avanço dos espermatozóides.

A grande questão é: qual é o melhor contraceptivo?

Cada mulher é única e a solução contraceptiva não deve ser a mesma para todas. Por essa razão, é importante buscar a orientação do seu ginecologista para encontrar a melhor opção para o seu caso. Afinal, cada organismo reage de uma forma.

Além disso, o ideal é colocar na balança os prós e contras de cada método contraceptivo. Dessa forma, ficará mais fácil escolher qual o melhor junto com o seu ginecologista.

Apesar disso, as camisinhas masculinas e femininas continuam no topo da preferência dos profissionais da saúde. Elas são as únicas que impedem a gravidez indesejada e previnem doenças sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo.

Consulte o seu ginecologista.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já